domingo, 26 de julho de 2015

Ah, então você estuda Japonês...

Eu não lembro quando comecei a ter contato com a cultura japonesa, talvez tenha sido com desenhos e seriados que eu assistia na tv quando criança, ou talvez com video games que jogava nesta época. O que lembro é que desde pequeno esse interesse no Japão sempre esteve comigo, algumas vezes fui mais interessado e em outras menos. Mas sempre achei interessante esse país que fica do outro lado do mundo.

Conforme fui me tornando adulto fui trocando os desenhos e seriados pela literatura e os video games pela música. Além claro de desenvolver um interesse na história e política do país, que são muito diferentes das Américas.

Fui bastante criticado por ter nutrido esse interesse particular, as críticas aumentaram exponencialmente quando comecei a estudar o idioma japonês. Ainda escuto algumas críticas de brasileiros por estar no Japão me inteirando mais da cultura.
Uma típica rua comercial japonesa

Por ter acontecido já há alguns anos, antes da popularização da internet e da consequente propagação da informação, eu achava que isso tinha mudado. Ledo engano, nada mudou. Infelizmente ainda existe uma mentalidade conservadora em relação a ideias novas e novos conhecimentos no Brasil.


É óbvio que ter interesse em algo diferente, do outro lado do mundo, sem aparente relação direta com a cultura e tradição brasileira, não seria totalmente bem vindo no Brasil, país conservador e eurocêntrico. Algo muito chato que creio que vá demorar a mudar.

Numa conversa que tive recentemente com um amigo que possui um site sobre ensino de Japonês
 (AulasdeJapones.com.br) fiquei sabendo que essas críticas a pessoas que estudam Japonês ou que simplesmente tem interesse no Japão infelizmente continuam. Depois dessa conversa decidi escrever esse post enumerando as críticas que me foram mais comuns e como eu responderia hoje a elas. 

Espero que seja um estímulo não apenas a aqueles que tem interesse no Japão, mas também a todos aqueles que tem algum interesse fora do mainstream da cultura mas sofrem com críticas de gente ignorante.
Listei algumas perguntas e afirmações que ouvi, e ainda ouço, bastante durante todos esses anos. Muitas vezes não soube como responder, mas hoje eu tenho algumas boas respostas para cada uma delas.

Por que você estuda Japonês?
E por que não?
Claro que é possível listar uma série de benefícios de estudar um idioma estrangeiro, mas na verdade não é necessário.
As pessoas têm gostos diferentes, algumas têm vontade de aprender Japonês. Simples assim.

Mas pra que você vai usar isso? 
Pra tudo.
Tudo que eu posso fazer em Português, eu também posso fazer em Inglês ou em Japonês.
Posso ler livros, assistir filmes, conversar com meus amigos, ouvir música,etc.

Não é uma língua inútil?
Não existe língua inútil.

Mas não é muito difícil?
É.
Não é fácil como aprender outras línguas latinas como Espanhol ou Francês, e também não existem muitas proximidades em vocabulário como no caso do Inglês.
Justamente por não ter proximidade com o Português como no caso das línguas européias, não existem "atalhos" para a aprendizagem. É um teste de resiliência.

Por que ao invés de estudar Japonês você não estuda Espanhol/Francês/Alemão/outro idioma?
Porque eu quero estudar Japonês.
Porque todos esses idiomas têm o mesmo grau de utilidade.
Porque todas as culturas das quais esses idiomas fazem parte são igualmente ricas.

Você acha que um dia vai pra lá?
Tô aqui. Muitos outros como eu também estão.

Mas você é descendente?
Não sou, e essa pergunta sequer faz sentido.
Existem muitos descendentes de japoneses no Brasil, e alguns deles mantém uma relação forte com a cultura de seus ancentrais. Assim como existem descendentes de italianos, portugueses, espanhóis, angolanos,alemães, moçambicanos, armênios, entre outros no Brasil, e alguns deles também mantém uma relação forte com a cultura de seus ancetrais.
Porém, não existe nenhum tipo de contrato de exclusividade nem de obrigatoriedade entre os descendentes de um povo e a cultura desse povo.
Um descendente de italianos não é obrigado a falar italiano, nem é esperado que o fale. E quando alguém estuda italiano, ninguém pergunta se essa pessoa é descendente de italianos.
Logo, não faz sentido relacionar o idioma japonês com os descendentes de japoneses.

Você é viciado em desenho japonês? (anime)
As vezes essa pergunta vem com a afimação "você deve ser otaku".
Eu pessoalmente não sou muito fã de desenhos em geral. Mas se eu fosse fã e estudasse Japonês por causa disso, teria um motivo tão legítimo para estudar quanto qualquer outro.
O mesmo vale pra quem gosta de moda japonesa, música, video games,etc. 

Mas esse negócio de anime não é coisa de criança?
Alguns anime são feitos para crianças, outros não.
Anime é apenas um tipo de entretenimento, como são as telenovelas e o futebol no Brasil, ou filmes e séries americanas em uma escala um pouco maior. O conteúdo varia, mas o objetivo é o mesmo - entreter.
 Há tanta infantilidade em animes quanto há em outras formas de entretenimento.
Se vestir de ninja dessa forma talvez seja coisa de criança


Pois é, muitos daqueles que tem interesse em Japão e resolvem estudar o idioma acabam tendo que responder uma dessas perguntas, enfrentam diversos tipos de provocação e acabam a motivação abalada.
Não desistam! Não deixem que gente ignorante os desanimem. Lembrem-se que, no fundo, as perguntas sem sentido e os comentários negativos são em geral muito mais reflexo da insegurança e desconhecimento dos provocadores do que qualquer outra coisa.


E você, já passou por alguma situação chata ou  teve que responder alguma pergunta estranha por ter interesse no Japão, estudar japonês, ou por qualquer interesse incomum? Comente.



10 comentários:

  1. sim varios, minha familia me apoia nos estudos mas as vezes eles brincam ate e outros membros familiares gostam de zoar sobre isso, mta gente que n curte esse tipo de coisa gosta de brincar, teve um tempo que ate associei falar a palavra japones(idioma) ou ouvir essa palavra a algo ruim e vergonhoso, mas hj sigo firme e forte nos meus estudos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte a sua Felipe, normalmente eu tenho que estudar "escondido" de tantas críticas que recebo. Prefiro essa discrição não por vergonha da língua, mas pra me evitar o estresse rsrs
      Sempre falam comigo: "ah se é pra estudar essas coisas aprende mandarim é bem mais útil que japonês". Como assim?! As pessoas parecem que não tem muita noção do Japão no cenário mundial

      Excluir
    2. Desculpe a demora pra responder... vim do futuro perguntar como esta seu estudo? Kkk o meu continua melhorando a cada dia...

      Excluir
  2. Voce não falou do Jaspion! nós acompanhamos sua admiração pelo Japão e sua cultura e educação, que admiro e invejo, desde a mais tenra idade! Todos passamos em maior ou menor grau por questionamentos, por nossos gostos ou interesses. Pobre é aquele que desiste de seus sonhos, para agradar outrém! continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Senti na pele. Ouço isso sempre! E ainda mais esta: e você estuda japonês para pegar japas, é? ¬¬

    ResponderExcluir
  4. É bom saber que eu não sou o único nessa.
    Não é algo que eu revelo pra todo mundo, nem para minha família.
    Não posso expor meu interesse em público.

    Eles até "apoiam" mas com aquele olhar de pena, pensando: "coitado..."
    Eu não sei se eles pensam nisso como algo bom de mais pra ser verdade, um objetivo ambicioso de mais, ou uma perda de tempo, algo totalmente desinteressante.

    Independente de qualquer coisa, esse é meu sonho, é isso que eu quero. Se isso vai ser ruim, prefiro descobrir por mim mesmo. E não tem como saber de outra forma.

    ResponderExcluir
  5. Poxa,muito muito bom ^^, é difícil quando até sua mãe não te apoia, mas não podemos desistir,Obrigada, este texto ajudou e me animou muitoo,pode falar mais sobre a prova MEXT no blog? é que irei fazer, e quero saber o máximo possível, e assisti ao vídeo que vc participou do Japonês Online,então se por favor poder falar mais sobre sua experiência eu agradeço muitoo ^^

    ResponderExcluir
  6. Já sofri muito preconceito na faculdade de psicologia por gostar de fazer cosplay e da cultura japonesa em geral. Ainda sofro certo preconceito por querer tentar a pós-graduação no Japão. Infelizmente existem muitas pessoas que discriminam as outras por simplesmente não "seguirem o rebanho", ou seja, não fazer o que todo mundo faz.

    ResponderExcluir
  7. É realmente... por sorte eu encontrei algumas pessoas com os mesmos interesses que eu, mas por outro lado minha família como irmãos e pais falam "ele so vai pra lá por causa dos animes" ou "por quê vc não estuda inglês que dá um futuro? " a maioria das vezes eu não respondo e me abalo por isso, mas com esse documentário não estou me abalando mais até me esforço agora... obrigado.

    ResponderExcluir
  8. nossa , porem está me desanimando saber que só por que já irei completar 21 anos em janeiro não posso mais fazer faculdade lá, estou muito triste em saber disso. Penso em desistir, pois não sou descendente e nem casado com japonesa então não posso trabalhar lá. complicado viu..

    ResponderExcluir