sábado, 5 de setembro de 2015

Psicologia no Japão - Parte I - Um pouco de história

Desde que comecei a estudar Psicologia no Japão, muita gente me  pergunta como é, como funciona, o que tem de diferente,etc.
É muito difícil responder a essa pergunta já que eu não sou nenhum especialista em "História da Psicologia japonesa" ou mesmo em "Psicologia Japonesa". Porém, por estar morando no país, ter acesso à Psicologia aqui, e ser membro da Associação Japonesa de Psicologia, eu acabo por conhecer pouco sobre o assunto.

Pois bem, depois de ser perguntado várias vezes e pensar sobre isso, decidi escrever uma pequena série de posts para que as pessoas tenham ideia de como é a Psicologia no Japão.

Neste primeiro post vamos falar um pouco sobre a história da Psicologia no Japão. Nos próximos posts vamos tratar da situação atual e de questões específicas do país.

Em Japonês, Psicologia é chamada de Shinrigaku 心理学.
- "shin" ou "kokoro" pode ser traduzido como coração no sentido emotivo, espírito, alma, mente, ou algo como "centro dos pensamentos e emoções".
- "ri" pode ser traduzido como lógica, princípios, ou razão.
- "gaku" pode ser traduzido como estudo ou conhecimento.


Ou seja, psicologia em Japonês é algo como "estudo das razões da alma". Bem semelhante à etimologia da palavra "psicologia" em Português, que vem do grego ψυχή (psyché), "alma", e λογία (logos),"estudo"

Manual Japonês de Psicologia

A Psicologia chegou ao Japão no final do século 19 através de japoneses que fizeram seus doutorados nos Estados Unidos e depois, de volta ao Japão, deram início a laboratórios de psicologia experimental. Posteriormente, pesquisadores japoneses visitaram o laboratório de Wilhelm Wundt e levaram Psicologia da Gestalt ao país do sol nascente. 


As primeiras associações de Psicologia foram criadas durante os anos 1920, muitas não continuaram por falta de membros e recursos; outras continuam até hoje, como a Japanese Psychological Association (日本心理学会), criada em 1927.



O sistema educacional japonês era baseado no modelo alemão até o final da segunda guerra mundial, quando o Japão passou a adotar um modelo com base nos Estados Unidos. Muitos japoneses foram estudar psicologia nos EUA e a psicologia passou a fazer parte do currículo de educadores japoneses, da educação infantil à universidade.



A Psicologia Clínica demorou um pouco mais para chegar ao Japão, dando as caras nos anos 1950, através de psicólogos estadunidenses que foram ao Japão. Apesar de chegar a ter uma presença relevante nas Universidades e centros de pesquisa, a clínica psicológica não foi muito popular entre o público em geral no começo. A partir dos anos 90 um esforço maior em prol da popularização da psicologia clínica foi iniciado, e as associações de Psicologia têm dando continuidade a este esforço até os dias de hoje.


Edição em Espanhol de "Música" de Yukio Mishima.


Já a Psicanálise chegou no Japão oriunda da curiosidade de cientistas japoneses no começo do século 20, durante um período no qual o Japão importava muito das "ciências do ocidente".  Os trabalhos de Freud foram traduzidos para o Japonês em 15 volumes no ano de 1933.

É interessante ressaltar que o escritor Yukio Mishima tem um romance chamando Ongaku (音楽 - "música") sobre um psicanalista que trabalha em Tóquio. A obra traz várias referências a psicanalistas e psicólogos clínicos.


A Psicologia Analítica de Jung foi trazida ao Japão pelo psicólogo Hayao Kawai na segunda metade do século 20. Ele adaptou a teoria Junguiana ao país, além de introduzir a caixa de areia na terapia japonesa.


Em suma, a Psicologia chegou ao Japão junto à modernização do país no final do período Meiji e foi se integrando ao meio acadêmico do país durante os períodos seguintes, e continua se expandindo nos dias de hoje.

Por causa das óbvias diferenças entre o Japão e os Estados Unidos e países da Europa, muitos aspectos da psicologia tiveram que ser adaptados e novas teorias tiveram que ser desenvolvidas para que se compreenda devidamente as especificidades do extremo oriente. Mas esses são tópicos para a próxima parte da série "Psicologia no Japão".


30 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em relação a esta série de postagens. Apesar de acompanhar alguns artigos e produções, nunca tive um panorama completo da Psicologia no Japão.
    Aguardo pelas próximas postagens!

    Obrigada por compartilhar isso conosco, Igor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio, Ludmila!
      Estou reunindo material e preparando as próximas postagens.

      Excluir
  2. Primeiramente Parabéns pelo artigo, muito interessante saber, pois pouco se encontra na internet falando sobre este assunto e inclusive materiais acadêmicos. Estou iniciando um artigo acadêmico, numa perspectiva da psicologia analítica para tratar sobre aspectos de representação cultural em relação a animes e também do mangá, que trazem como pano de fundo uma estrutura cultural, religiosa, etc. não só do Japão (foco) como também do oriente (ex. China, Índia). Sei q seu artigo aborda a história do inicio da Psicologia no Japão, mas gostaria de saber se é verdade q a Psicanálise entra somente nos livros da história da Psicologia como um marco da mesma ou se ela é utilizada da forma clinica? E tbm se a Junguiana e a TCC são mais recorrente no uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Raquel,
      obrigado pelo apoio!
      Espero que tenha sucesso no seu artigo, sei que é uma tarefa bem complicada encontrar material sobre o outro lado do mundo.
      Eu sei que se estuda muita psicanálise aqui nas faculdades de educação, e que o estudo vai além das aulas de história da Psicologia. Mas não sei nada quanto à aplicação.
      Todos os psicólogos clínicos japoneses que conheço são Junguianos, quando conversei a respeito me disseram que é uma linha muito popular e bem aceita na Ásia em geral. E também me disseram que essa linha é popular também na América Latina e que existem teóricos que tentam explicar isso.
      TCC também é aparentemente comum. Eu não sei muito sobre isso porque não tenho contato com nenhum terapeuta que segue essa linha.

      Excluir
    3. Ludmila,
      não sei se conhece o trabalho de Fabio Cardias da UFMA, ele é Psicólogo de orientação Junguiana que desenvolveu trabalhos sobre o bushido enquanto esteve no Japão, e, já devolta ao Brasil, estudou a capoeira seguindo a mesma ideia.

      Excluir
    4. Ah, obrigada pela dica, Igor!

      Excluir
  3. Igor
    Obrigada pelo retorno.Então... conversando com alguns de meus professores (junguianos) descobrir muitas coisas hahaha... lendo alguns artigos (blog) por aí... pude perceber q a psicologia analítica é bem mais comum msm rsrs ( aqui no Brasil a maioria das universidades é de cunho psicanalítico) pois bem... já estou sendo orientada no meu primeiro artigo sobre anime/Japão na perspectiva da analítica e sei q não é uma tarefa fácil, mas mesmo assim alguém tem que fazer algum material desse porte hahaha. Pois é Ludmila..muito interessante seu objeto de estudo o bushido..eu espero q tenha sucesso na sua pesquisa e publicação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Excelente material desse blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo! Fiquei muito feliz em encontrar informações sobre a psicologia no Japão. Sou psicóloga e também pretendo fazer pós-graduação no Japão. Gostaria de tirar uma dúvida: Quando você foi estudar no Japão você teve que adaptar o seu projeto ao projeto da universidade. Quais são as linhas de pesquisa estudadas no Japão em psicologia atualmente?

    Camila D. S. Haeffner

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela iniciativa, sabemos muito pouco sobre a psicologia do oriente, esses post vao ajudar

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Gostaria de perguntar se você tem algum artigo sobre ou se poderia dizer como foi o processo seletivo para estudar no Japão?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.
      Tem um post aqui no blog sobre a minha experiência, segue o link:
      http://dekyoto.blogspot.com/2015/05/sobre-bolsa-de-estudos-mext-minha.html

      Excluir
  8. Olá moro no japão e preciso de um psicologo brasileiro você poderia me ajudar ou conhece algum amigo para indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns psicologos no Brasil fazem algum tipo de atendimento online.
      No Japão existe a SABJA, que acho que tem algum serviço de apoio psicológico.

      Excluir
    2. Também esse outro, espero que ajude!
      http://projetosakura.com.br/projeto-sakura

      Excluir
  9. Olá Igor! Td bem?
    Saberia informar se um Psicólogo brasileiro, devidamente inscrito no CRP, pode atuar no Japão?
    Me formei agora e gostaria de ir para o Japão. Morei aí por 12 anos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      até onde eu sei não pode atuar no Japão como psicólogo clínico.

      Excluir
  10. Olá, Igor

    Queria tirar uma duvida, como é a área da psicologia organizacional no Japão? Penso em tentar uma bolsa de pós nessa área, mas encontrei pouco sobre o assunto.
    E a nível de curiosidade, qual é área mais reconhecida da Psicologia no Japão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      para ser sincero sei pouco sobre psicologia organizacional no Japão. Recomendo pesquisar nos departamentos de negócios das universidades.
      Ultimamente neuropsicologia e áreas relacionadas têm crescido bastante no Japão.

      Excluir
    2. Olá danifrs. Também estou a procura sobre este mesmo assunto. Na área da Psicologia Organizacional no Japão, mas não encontrei muita coisa. Poderia passar o contato pra trocar algumas ideias sobre este assunto.

      Excluir
  11. Oi Ludmila, gostei do seu post. A minha maior duvida sempre em relação ao idioma, vce fala japonês fluente? Tenho interesse em ir, porém nao falo. Inglês intermediário. Como vce fez com essa questão?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Oi Igor, agora vi que mandei a pergunta com o nome errado, ato falho kkk
    Então, a pergunta é em relação ao idioma, como vce fez? Vce tem o japonês fluente ou o ingles de alto nível? Tenho interesse, porem o japonês nao falo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane.
      Eu já tinha inglês fluente na época.

      Excluir
    2. Olá Igor ! poderia me falar um pouco sobre "como se virar com a psicologia" aí no Japão ? termino o curso ano que vem. desde já agradeço a atenção.

      Excluir
    3. A grande questão é que a psicologia no Japão é bem diferente do Brasil, mas sabendo inglês ou japonês dá para pesquisar e conhecer mais.

      Excluir
  13. Olá, atualmente moro em aichi-Ken Japan, tenho muito interesse em estudar psicologia, mas não falo japonês fluente, meu inglês é intermediário.
    Estou pesquisando faculdades brasileiras aqui mas até o momento não encontrei o curso de psicologia.
    Você consegue me dar alguma luz? Rss
    O que eu posso fazer, onde posso estudar.. Aguardo ansiosamente sua resposta rs obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que o ideal seria aprender japonês e se matricular em uma universidade japonesa mesmo.

      Excluir
  14. Olá, parabéns pelo artigo. Eu sou formado em psicologia no Brasil, pretendo ir para o Japão esse ano, andei pesquisando, e pelo q vi, é obrigatório mestrado para atuar como psicólogo clínico no Japão, tem que ser mestrado mesmo? Ou uma pós latu senso serve? Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir