sábado, 18 de julho de 2015

Que perguntas te fazem? Te acham exótico?

Quando a gente nasce e cresce em um lugar sem conhecer lugares e pessoas diferentes, é normal que tenhamos uma visão muito etnocêntrica do mundo. Também é normal que não tenhamos ideia do que pensam de nós.

Desde que sai do Brasil me tornei representante do país, referência sobre assuntos brasileiros e latino americanos, e alvo de comentários e perguntas que nunca fora perguntado antes. Algumas coisas eu já esperava, como comentários sobre futebol, carnaval, amazônia, bossa nova e outros clichês; porém  outras perguntas me foram completamente inesperadas. Com tantas perguntas sobre meu país e consequentemente minha identidade, eu acabei refletindo bastante sobre o Brasil.

Antes de começar a comentar as perguntas, quero lembrar vocês que elas não vêm apenas de japoneses, mas de pessoas de várias partes do mundo com quem tenho contato.

Vamos às perguntas:

Como é a Floresta Amazônica?
Pouca gente sabe quão grande é o Brasil, e que minha cidade natal ( São Paulo) fica longe da Amazônia.
Eu começo dizendo que é muito longe, e que demoraria cerca de 5 horas. Me respondem que 5 horas dirigindo vale a pena para poder ver uma floresta tão exótica e exuberante. Quando eu respondo que essas 5 horas seriam de vôo, as pessoas param por alguns segundos para pensar.

Qual a comida típica do Brasil?
Algumas pessoas se surpreendem quando eu descrevo a feijoada, outras ficam decepcionadas esperando que tivessemos algo mais exótico.
As vezes eu falo de churrasco, pizza, ou bolinho de chuva, mas em geral isso gera uma discussão de gente que tenta me provar que esses não são pratos "tipicamente brasileiros" e que não seriam tão saborosos quanto os supostos originais. Como não são todos os dias em que eu tenho paciência suficiente para iluminar alguém e livrar essas inocentes pessoas de sua ignorância elitista gastronômica, eu em geral eu só falo de coisas básicas mesmo.

Masp em São Paulo - um pouco diferente do que as pessoas imaginam que seja o Brasil.


Você não é muito branco para ser brasileiro?
Pra quem está lendo e não me conhece, eu sou branco de cabelos e olhos castanhos, tipo bastante comum em todo o Brasil.

Talvez por haver uma tendência mundial, fortemente influenciada pela mídia, em relacionar gente branca com Europa, America do Norte e Oceania ( Austrália e Nova Zelândia), e o fato de boa parte dos jogadores de futebol - exemplo mais comum de brasileiro que as pessoas mundo afora tem - serem negros ou pardos,  pouca gente espera que um brasileiro seja branco.

Outras pessoas, mais acostumadas a encontrar brasileiros por aí, não me estranham, mas sempre perguntam sobre os negros no Brasil, se a situação deles  é semelhante à dos negros nos Estados Unidos ou diferente.

Eu tento explicar que a população brasileira é bastante diversa, quase metade da população se considera branca, uma parcela um pouco menor mestiça( pardos), e que também existem muitos negros, "alguns" asiáticos, e, obviamente, "índios" ou nativos. Portanto é possível encontrar brasileiros que parecem com gente de qualquer outro país, não existe um "brasileiro padrão".

Por ser algo complexo de explicar para um leigo, eu simplesmente digo com toda naturalidade do mundo que é porque eu sou do sul.


O Brasil é um país ocidental/rico/primeiro mundo?
Pois é, segundo as notícias que tem se espalhado sobre a economia brasileira, o fato de ter uma copa do mundo e uma olimpíada em tão pouco tempo faz com que muita gente imagine que o Brasil é um país rico.
Rico ou não, não é o tipo de coisa que se explica rapidamente. Eu sempre digo que o Brasil está passando por transformações, que eu percebo pela mídia e pelas conversas que tenho com quem conheço que ainda está lá.
Se o Brasil vai chegar lá ou não eu não sei responder.

*nome de músico com cancões em espanhol* é famoso(a) no Brasil?
Eu gosto bastante de alguns artistas que têm músicas em Espanhol, mas é sempre difícil explicar que eu sou a excessão, que em geral as pessoas no Brasil só ouvem música em Português ou Inglês.

São Paulo é uma cidade tão grande assim? Maior que Kyoto?
Pois é, São Paulo é enorme, mas pouca gente tem ideia de que existem mais pessoas na cidade de São Paulo que em países como Suíça, Portugal ou Nova Zelândia.
São Paulo é umas 6 vezes maior que Kyoto.
E também tem gente que acha que a cidade do Rio de Janeiro é maior que São Paulo.

É verdade que todo brasileiro sabe jogar futebol?
Essa pergunta em geral vem como uma afirmação, "você certamente sabe jogar futebol muito bem!".
A resposta é sempre não. Eu sou perna de pau a prova viva de que existem brasileiros que não sabem jogar futebol bem.
Porém, comparado a outros países, existem muitos brasileiros que sabem jogar bem, Em geral todo brasileiro conhece razoavelmente as regras do esporte, os objetivos, nomes de clubes, e já jogou ao menos uma vez na vida.

Quando me perguntam o porquê disso, a coisa complica. É difícil explicar de onde vem essa relação maluca do futebol e o povo brasileiro. Chamam de "febre nacional", eu chamo de "doença nacional", apesar de ser um esporte sadio (especialmente se comparado ao Rugby), que une as pessoas, e dá assunto para conversas de elevador, é também o que aliena boa parte da população brasileira, dá apoio a torcidas violentas, e tem uma participação especial na corrupção.

Ah, quando eu conto que em dia de jogo da seleção brasileira em copa do mundo é decretado feriado, metade não acredita e a outra metade vai à loucura.

Este brasileiro aqui sim sabia jogar futebol.


Por que tantos imigrantes de tantos lugares diferentes foram ao Brasil?
Pouca gente entende minimamente de história a ponto de saber que a Europa e o Japão nem sempre foram ricos como hoje são. E que houveram épocas em que, para muita gente, valia mais a pena se aventurar numa terra desconhecida do que continuar sofrendo em seu próprio país.

Qual a origem da sua família?
Quem sabe que o Brasil é um país majoritariamente formado por imigrantes, tem curiosidade em saber de que parte do mundo meus antepassados vieram.
A verdade é que eu sei de alguns, e consigo especular umas coisas pelos meus sobrenomes, mas não sei muito. A maioria dos brasileiros não sabe. E nem importa na verdade.
Para não deixar ninguém decepcionado eu digo que minha família está no Brasil há mais de 10 gerações, e que por isso não sabemos, mas provavelmente vieram de algum canto da Europa e se misturaram com as pessoas daqui.

Como se diz *palavra aleatória* em Espanhol?
Muita gente acha que a língua oficial do Brasil é Espanhol. E mesmo aqueles que sabem bem que falamos Português no Brasil, assumem que, devido à proximidade com os outros países da America do Sul, e a proximidade entre as duas línguas, a maioria dos brasileiros sabe falar Espanhol sem problema algum. Nada mais longe da verdade.

Quantos nomes você tem?
Em muitos países, incluindo o Japão, as pessoas tem apenas um sobrenome, que em geral vem da família do pai, e um nome. Em algumas culturas as pessoas têm nome do meio (middle name). Mas não são comuns os casos de gente com quatro nomes.

As pessoas ficam confusas e admiradas com o fato de eu ter dois nomes e dois sobrenomes, além claro de um "de" entre meus nomes e sobrenomes, o que ajuda muito a confundir os asiáticos.

Alguns já me perguntaram se sou descendente da nobreza européia, por causa desse "de", o que me faz ter de explicar que regras européias não se aplicam no Brasil.

A título de curiosidade, recentemente eu passei a utilizar esse "de" quando assino algo para confundir as pessoas e deixar de ter problemas com bancos e outras instituições.

Todo mundo no Brasil fala Inglês?
Bom, se fala mais Inglês que Espanhol no Brasil. Mas ainda assim quase ninguém sabe.


Qual o idioma do Brasil? / Vocês falam 'brasileiro'?

Você fala "brasileiro"? ( Do you speak brazilian? ブラジル語話せるんですか?)

Dentre as perguntas que as pessoas me fazem por aqui, essa é uma das que mais me intriga, e uma das quais eu mais demorei até ter uma boa resposta.
A maioria das pessoas vai dizer que não existe língua brasileira, que se fala português no Brasil. O que não é mentira, mas nem sempre foi verdade.

Já existiu uma "língua geral brasileira" cunhada em terras brasileiras que não tinha nada a ver com o Português. Pena que foi banida e ninguém mais fala.

Hoje em dia se fala Português brasileiro, que tem uma série de diferenças com o Português lusitano e Português de outros países( Angola, Cabo Verde, Moçambique, etc).

É legal ver a cara de espanto quando explico que breakfast é "café da manhã" no Brasil e "pequeno almoço" em Portugal. E que existem palavras que utilizamos que tem origem em línguas indígenas, como "nhenhenhém" ( ficar de nhenhenhém), igarapé (rio), xará (pessoa com o mesmo nome), e tupiniquim.

2 comentários:

  1. Muito legal o artigo, parabéns. E boa sorte com os estudos por ai! :D

    ResponderExcluir
  2. Fantástico seu blog! Boa sorte com os estudos, e continue postando conteúdo sempre que puder, ajuda muito a motivar quem pretende seguir seus passos.

    ResponderExcluir