sábado, 22 de abril de 2017

O que fazer em Kyoto em um dia?


Muita gente e pergunta o que fazer em Kyoto, roteiros e coisas do tipo. Acabei organizando o que eu costumo recomendar para quem visita Kyoto.

Alguns pontos da cidade são muito famosos e praticamente todo turista quer visitar. Tentei colocar o maior número possível de lugares neste guia, em uma ordem que faça sentido.

A ordem foi pensada para alguém que parte da estação de Kyoto ou de algum lugar no leste da cidade. Caso você esteja partindo do Oeste da cidade a ordem oposta talvez faça mais sentido.

Como se deslocar pela cidade
Existem trens e metrô em Kyoto, porém as linhas não são tão desenvolvidas como em Tokyo ou Osaka. Tavez seja interessante andar de trem para chegar nos poucos lugares em que há uma estação nos arredores, porém a melhor opção em Kyoto é se deslocar de ônibus, pelo preço e disponibilidade.

O passe diário de ônibus (一日乗車券 ichinichijoushaken) custa 500 ienes, pode ser adquirido nas estações ou mesmo dentro do ônibus ( basta pedir para o motorista) e com ele é possível tomar quantos ônibus forem necessários e chegar a praticamente qualquer um dos lugares famosos.
Ônibus de Kyoto




Onde comer

Existem muitas atividades possíveis em Kyoto, muitos templos, santuários e outras atividades culturais. Certamente não dá para isitar tudo em um dia ou mesmo em uma semana. É preciso correr de um lugar para o outro e economizar tempo.

Por causa disso seria mais aconselhável simplesmente comprar comida em um supermercado ou loja de conveniência e comer em algum parque, ou ao longo do rio, não?

Porém, Kyoto é uma cidade turística e universitária, e por consequencia disso possui muitos restaurantes espalhados pela cidade, com os mais diversos tipos de culinária.

Na minha singela opinião, o ideal é comer algo rápido no café da manhã e almoço, e ir para algum restaurante mais interessante no Jantar. Mas isso depende de você.

Se você quer algo específico recomendo consultar a página de restaurantes do trip advisor ( link aqui), lá você consegue várias informações sobre localização de restaurantes e reviews. Porém não se guie pelo ranking de restautantes, pois é bastante enviesado.

Dois tipos de culinária se destacam em Kyoto, "obanzai" que é um tipo de culinária com muitas conservas e cozidos, você pode conferir uma lista de restaurantes neste link; o outro tipo de culinária que se destaca é o de "kyo yasai" que é culinária feita com vegetais que só existem em Kyoto, eu recomendo um restaurante chamado Isomatsu (link aqui), e na mesma rua existem outros restaurantes do tipo.

Se você é vegan/vegetariano neste link há uma lista de bons restaurantes.

Outro restaurante famoso em Kyoto é o "Fire ramen", isso mesmo, macarrão tipo lamen com fogo. Mais informações neste link.

Por falar em lamen, existe uma rede de restaurantes chamada tenkaippin (天下一品) que é altamente recomendável. Além disso, no décimo andar do prédio da estação de Kyoto existem vários restaurantes de lamen. Recomendo todos.
Obanzai Ryori


Roteiro

Caso você tenha apenas um dia para conhecer Kyoto,e é sua primeira vez na cidade, eu recomendo este roteiro. Dá para ver os templos e lugares mais famosos e aproveitar bem a cidade, mas como o tempo é curto, é preciso correr um pouco e não enrolar em nenhum lugar. 

Comece o dia lá pelas 9 da manhã visitando o templo Kyomizu dera, um dos templos mais famosos da cidade. A ladeira que leva ao templo é cheia de lojas de lembrancinhas e doces típicos de Kyoto. Além do templo em si, existe também um pequeno santuário chamado Jishu que é bastante famoso.

Kyomizu dera durante o pôr do sol.


Após terminar a visita, vá até o Santuário yasaka, passando por dentro do bairro, assim você pode aproveitar a atmosfera de Japão tradicional. Além disso há também um pequeno parque chamado Maruyama koen. Mapa neste link

Saindo pela entrada principal do Santuário yasaka você estará na avenida Shijo, parte principal do tradicional bairro de Gion. Daí vale a pena explorar um pouco as lojas, restaurantes e ruas.
Seguindo a avenida por cerca de dez minutos você chega no Rio Kamo, onde é possível sentar na margem, relaxar um pouco e comer um lanche ou tomar um café.

Se tudo correr bem, você deve terminar isso tudo antes das duas da tarde. Agora é hora de conhecer o outro lado da cidade.

Vá para o templo dourado (kinkakuji 金閣寺), aqui um mapa de como ir.

O templo dourado é o templo mais famoso de Kyoto, talvez do Japão. É todo folheado a ouro e é muito bonito.

Kinkakuji


Após a visita, vá para o templo Ryoanji (竜安寺). A característica mais famosa deste templo é o seu jardim de pedras. Mapa de como chegar aqui

E assim termina o dia de visitas a templos em Kyoto, vale a pena ir a um bom restaurante depois de todos esses templos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário