Pessoas de todos as classes sociais a utilizam diariamente para ir à escola, à faculdade, ao trabalho, para buscas os filhos pequenos na escola, para encontrar os amigos, para ir a encontros, etc.
Mulher com crianças na bicicleta, algo bem comum por aqui |
Até vir pro Japão, eu tinha a imagem da bicicleta sendo algo para crianças brincarem, e adultos que gostam de esporte ou ao menos tentam levar uma vida saudável. Não é bem isso que acontece no Japão.
A bicicleta é parte da cultura japonesa, andar de bicicleta é visto como natural. As pessoas simplesmente utilizam bicicletas no dia a dia por seus tantos benefícios, trata-se de um meio de transporte barato, rápido, prático, saudável, eficaz, bom para o meio ambiente... e por ai vai.
Até aqui nenhuma novidade, qualquer pesquisa simples no google sobre bicicletas no Japão revela os bons aspectos de andar de bicicleta e o quanto ela é popular no Japão, o que quase ninguém fala é que o Japão não é exatamente esse paraíso todo para se andar de bicicleta.
Pra quem faltou nas aulas de Geografia, fica o lembrete, o Japão é uma ilha montanhosa, são inumeras subidas e descidas com muita inclinação pra todos os lados.
O clima também não ajuda, o verão é úmido e ridiculamente quente (cerca de 40ºC), o que faz com que todos cheguem suados e cansados aos seus destinos, por mais próximos que sejam; já o inverno é tão frio que se o vento que ultrapassa facilmente suas grossas camadas de roupa e gela seus ossos não o fizer desistir de pedalar, a neve escorregadia vai.
Neve - muito bonita e pouco prática |
Bom, não existem tantas faixas exclusivas quanto você imagina, em geral é necessário dividir o espaço com os carros, que não são exatamente atenciosos com ciclistas, ou, no caso mais comum, andar pelas calçadas dividindo espaço com pedestres.
Apesar das ruas terem asfalto muito bom e por isso serem muito boas, as calçadas são feitas para pedestres, possuem muitos desníveis e obstáculos, como postes e pontos de ônibus, que prejudicam muito o ciclista.
Acidentes são comuns, desde batidinhas e raspadas leves ( já vi, cometi, e ouvi muitos casos), batidas que danificam a bicicleta, carro, machucam pessoas, até casos de gente que tem que ir pro hospital (já aconteceu comigo) e ficar internado por semanas ( já aconteceu com um amigo próximo).
Estacionar a bicicleta na cidade é um estorvo, não existem muitos estacionamentos públicos gratuitos, e os estacionamentos pagos acabam ficando lotados, o que sobra é estacionar em local proibido correndo o risco de ter a bicicleta guinchada e ter que pagar 2300 ienes (cerca de 23 doláres) para tê-la de volta.
Por mais que existam dificuldades, as pessoas ainda assim insistem em andar de bicicleta por aqui. Simplesmente porque funciona.
Mas... e o transporte público?
Bom, o transporte público é muito eficiente, rápido e cobre boa parte das cidades grandes. Mas também é muito caro, a passagem de ônibus em Kyoto por exemplo custa ¥230, cerca de US$ 2,30 ou mais de 5 reais.
Quem mora a até alguns quilometros da faculdade ou trabalho acaba optando pela bicicleta para uso diário pelo custo/benefício da mesma. Para passeios eventuais como barzinho, cinema, balada, jantar fora, etc. a bicicleta ainda tem vantagens sobre o transporte público por ser mais barata e não ter limitações quanto à hora de voltar pra casa, já que o transporte público para por volta das 23:30 por aqui.
Como eu disse, o transporte público cobre boa parte das cidades grandes, em lugares mais afastados do centro, onde existem poucas estações de trem e metrô, a maneira mais prática de chegar nessas estações é a bicicleta.
No horário de pico as estações estão tão cheias que os funcionários têm que empurrar os passageiros para dentro dos trens |
Mas... e os carros?
As grandes cidades do Japão - Tóquio, Osaka, Nagoya, etc. são bastante densas, ou seja, são muitos moradores para pouco espaço. Caso não utilizassem bicicletas mas sim carros, o transito seria lento, barulhento e o ar dessas cidades seria muito poluído. Além disso, seus moradores teriam que gastar quantias enormes comprando carros, mantendo-os, e gastando tempo e dinheiro com estacionamentos.
Consegue imaginar uma coisa dessas?
Nossa achava que era brincadeira quando me falavam que os funcionários empurravam os passageiros trem adentro ��
ResponderExcluirMuito bom ver notícias daí!! ^^
ResponderExcluirFlávia Y. N.
Minha mãe me levava pra escola de bicicleta igual a mulher dessa foto aí.
ResponderExcluirAcidentes de bicicleta... Hahaha! Conheço alguém que rachou a cabeça. OI.
Cara, bicicleta e transporte público são tudo de bom. Menos poluição, menos congestionamento, menos custo. E o melhor é que as pessoas que utilizam esses recursos aí não ligam pra sofisticação e status. Aqui, ter carro é obrigatório, principalmente se quiser parecer que tem dinheiro. Consigo ficar o dia inteiro criticando isso, você sabe!
MAS, teremos centenas de km de ciclovias até o final do ano!
XO
Olá Igor, por favor, veja se pode me ajudar com essa pergunta.
ResponderExcluirMeus tios estão fazendo turismo pelo Japão e a minha tia andando pelas ruas em Kyoto, sofreu um acidente provocado por um ciclista. Agora saíra da cidade de volta para o Brasil, imobilizada. É um casal de senhores, que não optaram por seguro viagem.
Por acaso, você sabe me dizer, o que a lei oferece, nos casos de acidentes com turistas? (Por exemplo, transporte especial - ambulância - até estação. Ou suporte da estação até Tokio, ou acesso a cadeira de rodas para locomoção).
Obrigada pela atenção.
Pelo pouco que sei, o ciclista responsável pelo acidente tem o dever legal de custear todas as despesas do acidentado. Para isso a polícia precisa ser acionada.
ExcluirMas confesso que sou leigo no assunto. Para ter certeza, entre em contato com a prefeitura de Kyoto:
http://www.pref.kyoto.jp/en/04-06-01.html
Kyoto Prefecture International Affairs Division:Tel 075-414-4313 FAX 075-414-4314 e-mail: kokusai@pref.kyoto.lg.jp
E talvez também seria interessante entrar em contato com o consulado ou a embaixada do Brasil no Japão:
http://www.brasemb.or.jp/portugues/
http://nagoia.itamaraty.gov.br/pt-br/